terça-feira, 8 de junho de 2010

Os alunos inseridos nas tecnologias

As novas tecnologias tornaram o processo de comunicação participativa, incentivando cada vez mais o trabalho coletivo e conseqüentemente a relação do professor com o aluno mais aberta e interativa.

Para que isso aconteça, é preciso que o professor saiba aproveitar o que as novas tecnologias oferecem de melhor no ensino presencial e a distância.

Existem várias ferramentas disponíveis na Web, portanto o professor deve conhecê-las e descobrir modos criativos de utilizá-las.

Com o avanço tecnológico, é necessário um novo olhar para as ferramentas mediadoras do processo de ensino e aprendizagem.

Os blogs, moodles, twitter, fóruns e chats, por exemplo, são ambientes virtuais de comunicação. O conceito de aula muda com o uso das tecnologias e a sala de aula ganha uma expansão que pode ser acessada a qualquer hora em qualquer lugar, servindo de ponto de encontro para todos que estão conectados em tais ambientes,isso faz com que tenhamos mais facilidades e os nossos alunos comecem a ampliarem conhecimentos na qual os mesmos podem levar diferentes assuntos para serem discutidos em sala de aula.

Assim, o professor tem a possibilidade de disponibilizar material extra para os alunos, além de administrar atividades, avaliações trocando experiências e idéias, construindo novos conhecimentos a partir das relações entre todos os membros da comunidade.

Um comentário:

edielson disse...

Nobre colega, existem algumas desvantagens da utilização desses recursos tecnológicos em sala? Se sim,Quais?
Vamos discutí-las?