domingo, 13 de junho de 2010

GEAC: A Pedagogia ao longo da história

Anísio Teixeira nasceu em Caetitê Bahia em 12_07_1900, faleceu em 11_03_1971, no Rio de Janeiro.Foi jurista, educador e escritor, personagem central da educação no Brasil. Reformou o sistema educacional na Bahia e do Rio de Janeiro, exerceu vários cargos executivos, foi um dos mais mais destacados signatários do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, em defesa do ensino público, gratuito, laico e obrigatório.Fundou a Universidade do Distrito Federal,defendia a Escola Moderna em promover uma visão crítica do processo histórico educacional ampliando conhecimentos e compreesão acerca de aspectos , procedimentos, execução e efetivação da prática na contemporaneidade. Para que isso é necessário um olhar crítico quanto ao contexto socioeconómico, político e educacional a escola pública e demais escolas precisam estarem inserida no decorrer dessa evolução do passado com o presente.

GEAC: A Pedagogia ao longo da história

Mulheres Livres

“Mulheres Livres: a resistência de 14 mulheres no mundo”, é o resultado do trabalho de duas jornalistas francesas, Aurine Cremieu e Helene Jullieu, e chega ao Brasil com o apoio da Anistia Internacional, entidade que há mais de 40 anos tem a missão de fazer respeitar os direitos humanos definidos na Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948.

Baseado em fatos reais, o livro é um impiedoso relato da violência praticada contra as mulheres em vários países (Estados Unidos, França, Mali, Tunísia, África, Chile, Indonésia, Paquistão, Tchechênia, Índia, Tibet, Palestina e Turquia), provando que esse drama não tem fronteiras e pode ser desencadeado por motivos étnicos, sociais ou políticos. São histórias contundentes de famílias destroçadas, pressão psicológica, assédio moral, estupro, violência doméstica, prostituição forçada, tortura, escravidão, seqüestro, espancamentos e chibatadas contra mulheres.

Plano de Aula

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA /ENSINO
FUNDAMENTAL PARA SÉRIES INICIAIS
Curso: Trabalho que dá Trabalho – Planejamento
Eixo 2: Educação e Práticas de Ensino/Pesquisa
Professora: Marcea Sales
Cursistas: Ivoneide Suzart de Santana

Sequência Didática – Prática de Leitura
Leitura pelo aluno
Objetivos:
1. Familiarizar com o gênero poesia
2. Trocar opiniões sobre a leitura de poesia
3. Acionar estratégias de leitura que permitem descobrir o que está escrito e onde.
Conteúdos:
 Leitura de texto poético;
 Sistema de escrita.

Anos: 1º e 2º
Tempo Estimado: Quatro aulas

Desenvolvimento:
1ª Etapa
 Apresentação do autor Vinícius de Moraes para os alunos (alguns aspectos de sua vida e suas contribuições com a literatura brasileira).
 Pergunta para os alunos: - Quem conhece a poesia – “O Pato”?
 A professora recita a poesia em voz alta com entonação e pausadamente para facilitar que os alunos memorizem a poesia.
2º Etapa
 Escrever a poesia em papel metro, e expor no quadro, e ler em voz alta para a turma apontando cada palavra e verso.
 Repetir a leitura mais de uma vez, usando a mesma estratégia para que todos possam entrar em contato com o texto.
3ª Etapa
 Questionamentos aos alunos: - O que mais chamou atenção na poesia; - Quais os nomes dos animais que aparecem no texto;
 A professora como escriba registra na cartolina os nomes dos animais ditos pelos alunos e convida-os a pensar em outros que pode ser acrescentado à lista.
4ª Etapa
 Dividir os alunos em duplas e distribuir uma cópia do texto para cada uma delas;
 Solicitar que encontrem e grife as palavras que já sabem ler;
 Pedir que as duplas expliquem como fizeram para encontrá-las.
Avaliação:
Devido a análise da coerência entre as respostas e as perguntas que foram feitas durante todo o trabalho e as mudanças efetivas entre a leitura inicial e a final.

Recursos: Papel metro, cartolina, pincel atômico e cópia da poesia impressa.

Referências:
novembro 2009 www.ne.org.br // www.google.com
Poesia: O Pato Composição: Vinicius de Moraes / Toquinho / Paulo Soledade. 2010.S.P.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Os alunos inseridos nas tecnologias

As novas tecnologias tornaram o processo de comunicação participativa, incentivando cada vez mais o trabalho coletivo e conseqüentemente a relação do professor com o aluno mais aberta e interativa.

Para que isso aconteça, é preciso que o professor saiba aproveitar o que as novas tecnologias oferecem de melhor no ensino presencial e a distância.

Existem várias ferramentas disponíveis na Web, portanto o professor deve conhecê-las e descobrir modos criativos de utilizá-las.

Com o avanço tecnológico, é necessário um novo olhar para as ferramentas mediadoras do processo de ensino e aprendizagem.

Os blogs, moodles, twitter, fóruns e chats, por exemplo, são ambientes virtuais de comunicação. O conceito de aula muda com o uso das tecnologias e a sala de aula ganha uma expansão que pode ser acessada a qualquer hora em qualquer lugar, servindo de ponto de encontro para todos que estão conectados em tais ambientes,isso faz com que tenhamos mais facilidades e os nossos alunos comecem a ampliarem conhecimentos na qual os mesmos podem levar diferentes assuntos para serem discutidos em sala de aula.

Assim, o professor tem a possibilidade de disponibilizar material extra para os alunos, além de administrar atividades, avaliações trocando experiências e idéias, construindo novos conhecimentos a partir das relações entre todos os membros da comunidade.